quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Parar e olhar.

Acho que o que mais me fascina na fotografia, é o dom de se parar na hora certa, atingindo exatamente o ápice daquele momento. Obviamente, refiro-me ás fotografias que pretendem isso, que tem um objetivo a mais do que registrar momentos alegres (não que eu não goste delas também).
A arte de fotografar, é muito mais do que focar, apertar o botãozinho e jogar no computador; a foto, ela sim deve focar você; você deve sentir a foto, sentir aquele momento e então tirar. Trabalhoso? O caso de amor entre você, o momento e a câmera duram segundos; segundos intensamente imortalizados, por um registro muito mais do que computado, mas um registro sentido.
Pra mim, as fotos devem ser captadas com o coração, com a mente, e depois passar pelo click. Se as pessoas que olharem sua foto, sentirem metade ou o dobro do que você sentiu ao tirá-la, seu objetivo definitivamente foi concretizado.
Li certa vez, que ao tirar a foto, deve se alinhar o coração, a alma e o foco da câmera; acho que isso traduz o papel da fotografia. Mais do que doces lembranças, ela deve te chocar, te revoltar, te tirar da cadeira para procurar mais. E é isso que eu e minha câmera buscam como objetivo pra vida. E de quem olhá-las.

Um comentário:

Maria Joana disse...

quero ver suas fotos alguma hora